Mercedes-Benz diz que teste mostra eActros como o elétrico de maior autonomia no Brasil

O modelo eActros 400 à bateria percorreu 442 quilômetros entre São Bernardo do Campo e Rio de Janeiro sem necessidade de recarga. Com velocidade média de 63 km/h, chegou ao destino final com 30% de carga na bateria, revela a montadora.

A Mercedes-Benz do Brasil concluiu no final de julho com êxito, o teste de longo percurso no País com o caminhão elétrico eActros 400 à bateria, modelo indicado para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. O ponto de partida foi a fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, com chegada no Posto Galápagos em São João do Meriti, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O veículo seguiu em rota pela Via Dutra.

O eActros 400 foi o primeiro caminhão elétrico a atravessar o principal trecho da Via Dutra com uma única carga de bateria. “Foram 442 km rodados, sem necessidade de recarga intermediária ao longo do percurso, alcançando a maior autonomia entre os elétricos no país”, afirmou Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing, Peças e Serviços de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Ele acrescenta:

“O eActros chegou ao destino restando ainda 30% de bateria. Com velocidade média de 63 km/h, ele registrou uma média de eficiência de 0,70 kWh/km. Foi testado com PBT de 19.200 kg, com carga líquida de 6.200 kg.”

De acordo com as informações da empresa, a Mercedes vive uma nova era com um importante avanço em eletromobilidade de veículos comerciais no País. Inicia, ainda neste ano, testes em operações de clientes com o Mercedes-Benz eActros e também com o caminhão leve conhecido na Ásia e na Europa como Fuso eCanter, caminhões elétricos à bateria com zero emissões que fazem parte do portfólio global da Daimler Truck. O eActros é produzido na Alemanha e o caminhão leve no Japão e em Portugal.

Os modelos eActros 400 e eActros 300 que serão testados por clientes no Brasil são indicados para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. Já o caminhão leve é uma solução para o segmento de caminhões leves. Os testes serão realizados em parceria com as empresas Braspress Transportes Urgentes (logística), Coca-Cola Femsa Brasil (distribuição de bebidas), Expresso Nepomuceno (transporte e logística), RD Saúde (varejo farmacêutico), Suzano (produtora de celulose), AGL (guinchos), Marimex (transporte e logística) e Ypê (produtos de higiene e limpeza). Todas essas utilizarão os caminhões elétricos em suas rotinas operacionais.

Ferrarez destaca:

“Essa é a nova era tecnológica e sustentável da Mercedes-Benz no Brasil. Como integrante do Grupo Daimler Truck AG, a nossa ambição é clara: contribuir para o transporte sustentável no mundo. Para isso, a Daimler Truck já oferece caminhões elétricos desenvolvidos, amplamente testados e aprovados por clientes.”

E antecipa:

“Nossa Companhia já tem cerca de 15 modelos em seu portfólio mundial de veículos elétricos. No Brasil, isso será representado por essas duas famílias de elétricos: Mercedes-Benz eActros, vendidos na Europa, e o caminhão leve conhecido como Fuso eCanter na Ásia. Chegou a hora da Mercedes-Benz do Brasil fazer parte deste protagonismo sustentável.”

Foto – Divulgação Mercedes-Benz do Brasil.

diesel meio ambiente